12/02/2009

TICO TICO REI


Tamanho:13,5cm
Idenficação: do tamanho de um pardal, mas com coloração marrom
escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa negra. A fêmea é predominantemente marrom. Ambos os sexos apresentam uma linha branca circundando os olhos.

Apesar de sua beleza o tico-tico-rei, também chamado de tico-tico-de-fogo ou foguinho, não é uma ave que costuma chamar muita atenção, principalmente por causa de seu comportamento discreto e solitário.
Vive em bordas de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, geralmente em locais sombreados. Desloca-se pulando no solo ou entre moitas e arbustos onde procura sementes, frutos e insetos para se alimentar.
O macho só exibe completamente seu belo topete quando está excitado ou ao cantar.
Vivem solitários a maior parte do ano, eventualmente juntando-se a bandos
mistos de espécies granívoras (que comem sementes ), mas na época da reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano, formam casais.
O ninho em forma de tigela é construído em arbustos fechados não muito longe do solo. É feito de gravetos e fibras entrelacadas e forrado com penas e outros materiais macios.
A fêmea bota de três a cinco ovos, geralmente azulados. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes.
O tico-tico-rei é eventualmente capturado e criado como ave de cativeiro. Sua sorte é que seu canto não é tão belo quanto sua plumagem e por isso não é tão valorizado entre os criadores de aves

Nenhum comentário:

Postar um comentário